quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Presidente eleita anuncia ações de inclusão digital e plano de previdência para produtores
Inclusão digital de 500 mil produtores rurais, criação de um plano de previdência complementar e difusão de projetos de empreendedorismo no meio rural. Estas são algumas das ações anunciadas, ontem (12), pela presidente eleita da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que serão desenvolvidas nos próximos três anos, durante o mandato da nova Diretoria. Em entrevista coletiva, informou que estas ações serão realizadas junto às Federações de Agricultura, Administrações Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e sindicatos rurais, com o objetivo de atender o universo de produtores representados pelo Sistema CNA. Segundo a senadora, do total de produtores representados pela entidade, 56,4% são de pequeno porte, com propriedades de até quatro módulos fiscais.
O projeto de inclusão digital dos produtores rurais prevê a disponibilização de informações em tempo real por meio virtual. Segundo Kátia Abreu, a entidade buscará parcerias com os setores públicos e privados para disponibilizar computadores aos sindicatos rurais, além da aquisição de microônibus, que funcionarão como salas móveis, para promover treinamentos em informática para os produtores. A presidente eleita informou, ainda, que negociará com o Banco do Brasil a criação de linhas de financiamento a juros baixos para a aquisição de lap tops (computadores portáveis) por agricultores e pecuaristas. “Não queremos que os produtores tenham apenas acesso a notícias. Eles também terão acesso às leis relacionadas ao setor agropecuário e a instrumentos de tecnologia. Será um canal do produtor”, enfatizou.
Quanto ao plano de previdência privada para os produtores rurais, Kátia Abreu afirmou que o projeto será feito em parceria com algum banco administrador com experiência no assunto. “O produtor não conta, hoje, com uma aposentadoria”, justificou a senadora. Ela também citou como iniciativa da sua administração a intensificação de projetos de empreendedorismo, com a finalidade orientar produtores rurais a trabalhar como empresários, aprendendo a calcular seus custos de produção. “Queremos que o produtor saiba seu custo efetivo, os custos com depreciação de patrimônio, seu capital de giro, para que se planeje como empresário urbano”, disse.
Fonte: Agência CNA
Em tempo:
A senadora Kátia Abreu foi eleita a nova presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, pelo Conselho de Representantes da entidade. Titular da chapa única registrada, a senadora concorreu num colégio eleitoral integrado pelos 27 presidentes das Federações estaduais de agricultura, juntamente com a nova Diretoria, que comandará a CNA pelo triênio 2008-2011. No total, obteve 26 votos favoráveis contra um em branco.
Primeira mulher a comandar a CNA, foi também a primeira a presidir uma Federação estadual de agricultura e um sindicato rural. Formada em psicologia, Kátia Abreu assumiu o trabalho no campo em 1987, quando ficou viúva e assumiu a Fazenda Aliança, no antigo norte goiano, atualmente Aliança do Tocantins. Seis anos depois, ganhou destaque entre os produtores da região ao implementar tecnologias de inseminação artificial no Tocantins.
Como conseqüência do sucesso na atividade, foi convidada a se candidatar à presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Eleita, sua gestão ficou marcada pela modernização do sindicato, pela união dos pecuaristas e agricultores e por projetos sociais que levaram cidadania ao povo do campo, como o Projeto Sindicato no Campo. Nesta época, a exposição agropecuária de Gurupi chegou a ser a maior do Brasil em volume de negócios em leilões. Kátia Abreu trouxe para os leilões os pequenos produtores, que passaram a comercializar pequenos lotes de seus rebanhos. Dois anos depois, Kátia recebeu novo convite, para candidatar-se à presidência da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET).
Eleita a primeira mulher a ocupar a presidência de uma Federação da Agricultura no Brasil, iniciou projeto de valorização, arrecadação e modernização dos sindicatos rurais no Estado, implantando o Projeto Cidadão Rural. À frente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Kátia capacitou mais de 38 mil trabalhadores rurais. Em 2005, elegeu-se Vice-Presidente de Secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cargo que ocupa atualmente.
Nova Diretoria - Compõem a nova Diretoria do triênio 2008-2011, Ágide Meneguette (PR) como 1º vice-presidente; Fábio de Salles Meirelles Filho (MG) como Vice-Presidente Executivo; Pio Guerra Júnior (PE) como Vice-Presidente de Secretaria; e Ademar Silva Júnior (MS) como Vice-Presidente de Finanças. Os membros efetivos do Conselho Fiscal são Carlos Fernandes Xavier (PA), Roberto Simões (MG) e Eurípedes Ferreira Lins (AM), tendo como suplentes Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), José Zeferino Pedrozo (SC) e Eduardo Silveira Sobral (SE). O mandato da atual Diretoria, presidida por Fábio de Salles Meirelles (SP), termina no dia 12 de dezembro deste ano.
Fonte: Comunicação CNA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário